terça-feira, 21 de outubro de 2014

Lista das revistas cientificas para alimentar o "tamallates"


O CNPq lançou e padronizou o Currículo Lattes em 1999
Quando você entra na vida acadêmica, a primeira coisa é fazer o seu Currículo Lattes. Que é o registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNpq). A plataforma  é um diretório de cadastro padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. Assim, publicar muito, participar de eventos, de bancas de avaliação e eventos específicos somam pontos no Lattes e facilita progressões funcionais, passar em concursos e obter financiamento para pesquisa.

Os bichinhos virtuais
tamagoshis sugiram em 1996. 

Para contar pontos é preciso alimentar o que chamo carinhosamente de "Tamallates". O nome é uma alusão aos brinquedos virtuais que foram febre na década de 90, os tamagotchi.  No jogo, a brincadeira consiste em cuidar do animalzinho virtual como se fosse real, dando-lhe carinho virtual, comida virtual, banho virtual, cuidados virtuais etc. Na academia, em publicar e registrar. Porém é preciso publicar em revistas de maior qualidade para obter mais pontos.

Veja aqui a lista da compós com links e classificação e começa a publicar.

 O texto que apresenta a lista, faz algumas considerações importantes.
Em tempos de muita discussão sobre produção e produtivismo, a Compós coloca à disposição da comunidade a relação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I (CSAI) que integram o sistema Qualis da Capes. Separados por seu estrato (A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5), o pesquisador se depara com mais de mil e cem títulos. Basta clicar em um deles que o consulente é levado ao respectivo site, que traz todas as informações relativas à publicação. 
Algumas observações preliminares devem ser feitas. Em primeiro lugar, o levantamento tomou como base os dados disponíveis no Web Qualis referentes à classificação estabelecida para o triênio 2010 a 2012. Esse levantamento abrange, portanto, os periódicos da área CSAI, não apenasos de comunicação. Por outro lado, como se sabe, uma revista passa a integrar o sistema Qualis quando o programa de pós-graduação informa a Capes (anteriormente via o coleta e agora via plataforma Sucupira) o artigo escrito pelo professor e/ou estudante em um determinado periódico. Se notamos a ausência de um ou outro título, ela pode ser explicada pelo fato de que não tivemos no triênio passado artigos de pesquisadores dos programas de pós-graduação nestas publicações. Por fim, não foi possível localizar todos os links. Acreditamos também que um ou outro erro pode ter ocorrido nesse levantamento. Contamos com o apoio dos colegas no sentido de aperfeiçoar esse instrumento de pesquisa. 
Recorrer à noção de instrumento de pesquisa não é fortuito. Além de permitir ao interessado que identifique as revistas para as quais pretende submeter seus artigos, a lista, dividida por estratos, fornece um diagnóstico amplo da produção científica em nosso campo. Por seu intermédio, é possível comparar as publicações estrangeiras com as nacionais, identificar as semelhanças e diferenças entre os periódicos separados por estratos, aproximar revistas de Comunicação às de Ciências da Informação, e assim por diante.
Contamos com a colaboração neste trabalho de Marcus Biaggi, a quem agradecemos. 
Eduardo Morettin 
Inês Vitorino 
Gislene Silva
Diretoria Compós 2013 - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, seja bem-vindo! Eu estou moderando os comentários para evitar polêmicas desnecessárias. O objetivo do blog é acadêmico e pretendo discutir neste nível. Mas estou muito feliz com sua interação!